1 Diário de uma estudante de Psicologia:



Como eu havia dito no último post, no período de 24/03/2014 a 28/03/2014 estarei em semana de provas e por conta disso ficarei mais uma vez ausente do blog. Tenho vontade de deixar alguns posts programados, mas sinceramente não sei como fazer (já tente algumas vezes, mas não deu certo! Se alguém souber, por favor, me ensina?).



Primeiramente, quero dizer que estou no sétimo período e para ser bem sincera estou extremamente cansada! Isso também se deve ao fato que não tenho férias há um ano! É verdade que temos férias na faculdade, mas não é a mesma coisa quando se está fazendo estágio. E por estar tão cansada entre outras coisas, acabo ficando um pouco, não sei se é a palavra certa, mas fico desmotivada. Tenho muita dificuldade em levantar cedo. Mas em relação às matérias em si estou gostando bastante, é claro que me identifico muito mais com algumas do que com outras.  Este semestre tudo está bem mais dinâmico, temos a oportunidade de apresentar seminários em praticamente todas as matérias, o que particularmente eu prefiro. Não curto muito o estresse que é ter que fazer um trabalho escrito, prefiro falar e durante os seminários fazemos uma troca realmente boa. O semestre está mais curto também, o que implica em provas mais próximas e muito conteúdo. (desespero define)
No momento, minhas favoritas são:
Ética profissional: Embora não seja uma matéria fácil, porque não se trata simplesmente de pegar o Código de Ética do Psicólogo e decorar, é algo que vai muito além disso. Envolve muita Filosofia, matéria que eu gosto também.  Fiquei com uma coisa na cabeça, a Étic é se posicionar sobre algo. Nela não cabe uma neutralidade... O bom é pensar sobre questões, me refiro a questões polêmicas e atuais, o que não significa que necessariamente chegaremos a um consenso sobre elas. Mas o simples fato de pensar sobre, sabe? Temos aulas teóricas e práticas onde a proposta é realmente discutir sobre alguns temas. Usamos como referência um livro chamado Em que creem os que não creem? - Umberto Eco, Carlo Maria Martini. Apresentamos os seminários das cartas trocadas pelo Cardeal Martini e o Filósofo Umberto Eco. Gostei bastante do livro e acho que as discussões são muito válidas. Enfim, gosto de Ética.
Psicoterapia Breve: Esta matéria foi logo me ganhando. Desde o primeiro dia, já sabia que ficaria encantada por ela. E é engraçado como vamos amadurecendo o que implica diretamente em nos conhecer melhor e mais profundamente( isso renderá um post a parte). Também entra a experiência, mas o que eu quero dizer, é que foi com esta matéria que eu finalmente vi a Psicologia que me faz brilhar os olhos, é com isso que eu realmente quero trabalhar. Pode ser que aconteça algo no futuro que mude o que estou dizendo, mas esta Psicologia é a que eu escolho. Tudo isso porque nela, falamos da Clínica – um dos contextos da Psicologia – Além dos textos, temos os relatos da professora que além de ilustrar muito bem a teoria, sem é claro expor nenhum paciente, é importante salientar isso, me fez ter ainda mais vontade de focar na clínica. Fiquei apaixonada!
Aconselhamento Psicológico: Também fazemos seminários e eles são de uma riqueza muito grande. Gosto dos textos, das intervenções da professora...
Psicodiagnóstico: Completamente novo para mim, é claro, mas eu nem sabia muito bem o que esperar desta matéria e confesso que ela está me surpreendendo positivamente. Embora seja complexa, é muito interessante. Ela também é voltada para o contexto clínico. Outra coisa que eu adoro é a intertextualidade que é feita, ajuda e não deixa a aula maçante.
É claro que todas as matérias vão muito além do que escrevi aqui, fiz apenas um pequeno recorte delas. E é isso, falei muita coisa e ainda tenho muito mais a dizer.
Deixarei abaixo o cronograma com minhas provas.  Espero me sair bem em todas elas!

Segunda-feira
Terça-feira
Quarta-feira
Quinta-feira
Sexta-feira
Ética Profissional.
Psicoterapia Breve.
Aconselhamento Psicológico.

Dinâmica de Grupo.
Psicodiagnóstico.
                         
Psicologia Socioambiental.


Espero que vocês tenham gostado do post e caso tenham alguma dúvida, deixem aqui nos comentários!
Beijos.

1 comentários:

Karen de Souza disse...

Te entendo perfeitamente!
Estou no 6º(7º) semestre de Administração e também estou exausta.Mesmo com férias do trabalho nunca dá pra tirar férias dos dois ao mesmo tempo...então acabo super cansada.
Tento fazer postagens pro blog mas chego tão cansada que nem tenho vontade de ligar computador pra fazer postagem.
Semana de provas já está ai e é na primeira semana de férias do trabalho,vê se pode. Mas a gente consegue rs.
Beijos.
Karen de Souza
http://maniademeninamulher.blogspot.com

Postar um comentário

Fico muito feliz com a sua visita, seu carinho e o seu comentário.
Só gostaria de fazer um pedido: Quando for comentar, tente falar sobre o post, o que achou. Se for me seguir, basta deixar o link no fim do comentário dizendo SEGUINDO. Certamente irei com prazer retribuir.

Beijos e volte sempre! ♥

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2011 Blue Jeans! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger