1 Sobre emagrecer: Desafios e motivações.

Boa tarde, depois de uma semana conturbada não só pelas provas, mas por outros acontecimentos na faculdade, estou de volta com um tema diferente do que costumo abordar aqui no blog.  Desde que entrei na adolescência, ganhei peso, mas  de um tempo  para cá, engordei ainda mais. Mas a questão de emagrecer, vai muito além do que simplesmente querer, pelo menos eu penso assim. Querer emagrecer eu quero, não só por questões estéticas, mas por questão de saúde! Quero manter meu corpo saudável para no futuro minimizar os efeitos do tempo sobre minha saúde.  Mas como fazer isso? Como vencer todos os obstáculos para então alcançar o objetivo de me  manter saudável e chegar ao peso ideal? Você que também está nesta fase de tomada de decisão, venha acompanhar minha trajetória. Aqui irei fazer uma série de posts contando minhas experiências com o emagrecimento. ( ou a tentativa de alcançá-lo)



Sobre a motivação:
Andei lendo algumas coisas a respeito de emagrecimento e concordo plenamente que além da motivação para emagrecer, precisamos ter um objetivo e que este objetivo seja realmente nosso e não vindo de críticas que outras pessoas fazem.  E as críticas aparecem mesmo, direto eu ouço: “ Nossa, como você engordou hein?” ou ainda “ Você anda comendo besteiras demais!”. Alcançar o objetivo traçado, tem que ser nossa maior motivação.

Para ilustrar, vejam o que a psicóloga **Flávia Leão diz:

“Para liberar a energia necessária para a realização de um objetivo, a verdadeira motivação deve ter origem numa necessidade interior, vinda da própria pessoa. A tentativa de realizar expectativas ou sonhos alheios não funciona. Só é possível comprometer-se com objetivos se eles forem pessoalmente desejados.


Mas vamos refletir um pouco:
Vivemos em uma sociedade que nos obriga a dar conta de muitas atividades em um curto espaço de tempo, são vários os papeis que temos que desempenhar. Por exemplo, eu sou estudante, trabalho e tenho minha vida social. Saio de casa cedo todos os dias e passo o dia inteiro fora de casa, só chego por volta de 19:30. E sendo sincera, chego completamente esgotada e sem ânimo para praticar atividade física ( neste ponto concordo que entra a questão de força de vontade e o querer mesmo). Mas voltando a questão da correria, não tenho tempo de comer de 3 em 3 horas! As vezes nem tempo de comer eu tenho! Acho minha situação complicada, mas estou realmente incomodada com meu peso. A solução: Ter que fazer um esforço colossal para chegar em casa, trocar de roupa e iniciar uma atividade física! Penso inicialmente em uma caminhada aliada a exercícios naqueles aparelhos da Academia na Cidade ( projeto que eu não sei se é só aqui em Belo Horizonte e região metropolitana).  E em questão de alimentação, tenho que procurar ajuda de um profissional , para me auxiliar. Na verdade, eu já até fiz isso ano passado, busquei ajuda nutricional numa faculdade que oferecia este serviço gratuito aqui na minha cidade. Fui até lá, passei por 3 consultas mais ou menos, mas antes de pegar o plano final de dieta ( ou sei lá como os nutricionistas chamam) levei bolo das pessoas que estavam me atendendo.  Já em relação as atividades físicas, iniciei a caminhada este ano, mas acabei parando por causa do cansaço. Tudo o que está aqui, trata-se da minha opinião hein gente?!
Acho que tudo isso interfere sim no processo de emagrecimento, mas creio que o principal é a decisão e isso eu já tomei. Quero emagrecer! E tem outra coisa também, não adianta fazer exercício físico, não adianta procurar um endocrinologista, nutricionista sem reeducar o pensamento. Sabe aquele que as pessoas chamam de “pensamento gordo”? Eu tenho isso.  Fazer a transição do pensamento gordo para o pensamento magro ajudará muito. Pessoal, é isso. Quem quiser acompanhar essa minha jornada será muito bem vindo! Vamos trocar ideias, conversar sobre o assunto e procurar manter a motivação.

** Flávia Leão Fernandes 
CRP 06/68043 Psicóloga clínica, Mestre em Psicologia pela Universidade de Londres, Inglaterra e especialista em Psicologia Hospitalar com enfoque em obesidade.

1 comentários:

Unknown disse...

Complicado!
No meu caso é comodismo, desanimo (preguiça) principalmente. Deixando isso de lado e tentar agarrar firme a um incentivo, funcionara.
Deixar de pensar no inicio que vai ser dificil e pensar no meio, é quando ira perceber os resultados, é ai que esta o seu incentivo. Dai para frente não para mais.

Postar um comentário

Fico muito feliz com a sua visita, seu carinho e o seu comentário.
Só gostaria de fazer um pedido: Quando for comentar, tente falar sobre o post, o que achou. Se for me seguir, basta deixar o link no fim do comentário dizendo SEGUINDO. Certamente irei com prazer retribuir.

Beijos e volte sempre! ♥

:a   :b   :c   :d   :e   :f   :g   :h   :i   :j   :k   :l   :m   :n   :o   :p

P�gina Anterior Pr�xima P�gina Home
 

Copyright © 2011 Blue Jeans! Elaborado por Marta Allegretti
Usando Scripts de Mundo Blogger